Por exemplo, alguns estudiosos acham que a Bíblia que temos hoje não é uma cópia confiável dos escritos originais. Um professor universitário de religião diz: “Simplesmente não tem como saber se conseguimos recuperar o texto original de modo exato. Só temos cópias cheias de erros, e a grande maioria delas foi feita séculos depois dos originais. Além disso, é provável que existam milhares de diferenças entre as cópias e os originais.”
Outras pessoas, por causa das suas crenças religiosas, têm dificuldade para acreditar que a Bíblia é a mensagem original de Deus. Veja o caso de Faizal, criado numa família que não é cristã. Ele aprendeu que a Bíblia é um livro sagrado, mas que foi alterado. Ele conta: “Sempre que alguém queria falar comigo sobre a Bíblia, eu ficava com o pé atrás. Afinal, ninguém tem a Bíblia original. Ela foi alterada!”
Faz diferença saber se a Bíblia foi alterada? Pense no seguinte: a Bíblia tem belas promessas para o futuro. Você confiaria nessas promessas sem ter a certeza de que elas estavam no texto original? (Romanos 15:4) Imagine que a Bíblia esteja cheia de erros cometidos à medida que ela foi copiada. Você usaria os conselhos dela para tomar decisões sobre emprego, família e modo de adorar a Deus?
É verdade que os escritos originais da Bíblia desapareceram. Mas existem muitas cópias, incluindo milhares de manuscritos. * Como essas cópias sobreviveram aos efeitos do tempo, à perseguição e às tentativas de alterar o texto? Saber isso é importante, porque pode ajudar você a ter confiança de que a Bíblia que temos hoje é a mensagem original de Deus. Então, nas próximas páginas, leia a incrível história de sobrevivência da Bíblia.