O yuan da China se fortaleceu contra o dólar na sexta-feira, mas estava no caminho certo para sua maior perda anual desde 1994, o que tornaria a pior moeda asiática este ano.
O yuan , Que atingiu uma baixa ano 8-1 / 2, estava em curso para derramar quase 7 por cento contra o dólar em 2016.
Muitos observadores do mercado esperam que o yuan recua ainda mais no próximo ano se as políticas do presidente eleito Donald Trump acelerarem o crescimento econômico dos EUA e as taxas de juros mais altas.
A Fathom Consulting, sediada no Reino Unido, disse que se a globalização for lançada no ano que vem e a dependência das exportações da China for revelada, "seus políticos têm pouca opção a não ser acelerar o ritmo com que o renminbi (yuan)
Em 2016, o yuan tem sido pressionado por preocupações sobre a desaceleração do crescimento econômico chinês e, mais recentemente, por um ressurgimento do dólar, o que estimulou a saída de capitais de muitos mercados emergentes.
Antes da abertura do mercado na sexta-feira, o Banco Popular da China estabeleceu a taxa média do yuan para a negociação do dia Em 6.9370 por dólar, muito mais firme do que a fixação de quinta-feira de 6.9497.
TAXA DE ORIENTAÇÃO
A maior taxa de orientação veio depois de uma queda no dólar nos mercados globais.
Um medidor de força do dólar contra seis outras moedas ( DXY ) caiu para seu nível mais fraco em mais de duas semanas. A figura ficou em 102.47 depois de tocar em uma baixa de 101.99.
Na sexta-feira, o mercado spot de yuan abriu em 6.9310 por dólar e se estabeleceu em 6.9495 às 16h30 (08h30 GMT), 57 pips mais firmes do que o fechamento da última sessão anterior e 0,18% mais suave do que o ponto médio.
A partir das 08h30 GMT, o yuan havia perdido 6,6% em relação ao dólar no ano.
China leva o mercado oficial preço de fechamento às 4:30 pm hora de Xangai. (GMT 0830) em consideração quando fixa a taxa de orientação oficial, em um esforço para deixar as forças de mercado desempenham um papel maior na determinação do valor do yuan. O mercado também tem uma sessão noturna que dura até às 23h30.
MAIS VOLATILIDADE?
Um trader de um banco estrangeiro em Xangai disse que o comércio estava calmo no último dia útil do ano, mas ele viu mais incerteza pela frente.
O yuan "pode ser mais volátil no próximo ano", após mudanças na forma como um índice-chave será calculado, disse ele.
Enquanto os movimentos ainda dependem principalmente de mudanças no dólar americano, "moedas recém-adicionadas como o sul-coreano ganhou vai criar algum barulho", o comerciante previu.
No final da quinta-feira, a China anunciou uma quase duplicação do número de moedas estrangeiras na cesta usada para definir o valor do yuan.
O peso do dólar americano será reduzido para 22,4 por cento de 26,4 por cento eo euro para 16,34 por cento de 21,39 por cento, o Sistema de Comércio Cambial da China (CFETS) disse.
Os comerciantes observaram que as autoridades adotaram uma abordagem diferente em relação ao yuan no final deste ano.
"O banco central estava mais inclinado a liberar a pressão de depreciação sobre o yuan este ano no ano passado, quando eles afrouxaram seu controle sobre a taxa de câmbio e deixaram a moeda enfraquecer para elevar o custo de compra do dólar para aqueles que querem trocar yuan por dólares no Início do próximo ano ", disse um trader de um banco chinês.
"Mas desta vez, as autoridades querem estabilizar a moeda, pois temem desencadear maiores expectativas de depreciação", afirmou.
As autoridades da China implementaram políticas nos últimos dois meses para apertar o controle sobre as saídas de capital depois de uma queda no yuan, que caiu para atingir os mínimos de 8,1 / 2 anos.
O yuan offshore de negociação foi de 0,37 por cento mais fraco do que o local onshore em 6,9755 por dólar.
Contratos offshore a termo de um ano sem entrega (NDFs), Considerado o melhor proxy disponível para expectativas de mercado voltadas para o futuro do valor do yuan, negociado em 7,3185, 5,21 por cento mais fraco do que o ponto médio.
As NDFs de um ano são liquidadas contra o ponto médio, não a taxa spot.
Nenhum comentário:
Postar um comentário